Você está aqui: Página Inicial > Adm. Indireta > SUPLAN > Histórico

Histórico

A Suplan (Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado), sob o CNPJ 09.125.444/0001-28, foi criada no ano de 1966, pelo ex-governador João Agripino. O objetivo era centralizar a execução e a fiscalização de todas as obras realizadas pelo Governo do Estado da Paraíba.

Até o advento da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado, autarquia vinculada à então, Secretaria de Viação e Obras Públicas, as obras a cargo do Governo do Estado tinham a sua execução sob a responsabilidade dos Departamentos de Obras Públicas e de Águas Rurais. No bojo da legislação que instituiu a SUPLAN, foi criado o FEOPE - Fundo Especial de Obras Públicas do Estado que daria suporte à política de construção de toda a administração estadual.

A autarquia ficou responsável, a partir daí, pela política de execução de obras do Governo Estadual, se constituindo em um dos pontos de apoio da reforma da administração estadual que objetivou a construção de escolas, hospitais, armazéns de produtos agrícolas, parques de exposições de animais, centro sociais urbanos, coletorias estaduais, açudes, barragens e sistemas de abastecimento d'água. Por isso, a Suplan contribuiu em todos os setores da administração pública estadual como elemento de apoio a todas as Secretarias e órgãos que compõem a estrutura do Sistema Estadual de Administração.

A primeira diretoria nomeada pelo então Governador João Agripino, era composta pelo engenheiro Luiz José de Almeida - Superintendente; Walter Gomes de Souza - Diretor do Departamento de Construção e Conservação; Gutemberg de Castro - Diretor do Departamento de Planejamento e Alzir Pimentel - Diretor do Departamento de Administração.

Em junho de 1986, através do Decreto nº 4.597, foi alterado o quadro de direção da Suplan, que passava a ser composta de três diretorias: Superintendência, Diretoria Técnica e Diretoria Administrativa, situação que permanece inalterada até a presente data.

SUPLAN - Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado

Voltar para o topo
Plataforma Padrão CODATA de Portais
Desenvolvido com o CMS de código aberto Plone